Postagens

Mostrando postagens de março, 2012

Oscar Pilagallo - "O sistema está aí, e a história continua"

Para Slavoj Zizek, quatro “antagonismos” põem em xeque a economia de mercado  Seria muito fácil descartar como ultrapassado ou extemporâneo um livro que, mais de duas décadas depois da queda do Muro de Berlim, considera que ainda há no horizonte uma hipótese comunista.  Antes de deixar o pequeno volume de lado, no entanto, o leitor interessado nos desafios do capitalismo deveria prestar atenção em duas ou três observações de Slavoj Zizek sobre algumas fragilidades do sistema hoje hegemônico.  O livro se insurge contra a tese do “fim da história” de Francis Fukuyama, segundo a qual, com a ausência da polarização ideológica desde o desmoronamento do comunismo, o capitalismo se impôs de tal maneira que não pode mais ser confrontado, restando apenas a possibilidade de reformas para aprimorá-lo.  Em seu livro, Zizek sustenta que a história continua viva. O título é tirado da resposta de Marx a Hegel em O 18 de brumário de Luís Bonaparte. Na atualização de Zizek, a tra

Atividade de Prova para o 3° ano

Atenção Jovens do 3° B estou disponibilizando 2 textos de 5 páginas cada. O jovem pode optar por um dos dois. Um é sobre Malthus  http://www.4shared.com/file/hJsecpyD/file.html? O outro é sobre Condocert  http://www.4shared.com/file/Qizm6tAR/file.html? Rapaziada a segunda prova vai baseada nestes texto cada um vai levar um e serão duas provas diferentes. Valeu e Geografia na Mente!!!!!!!!

Final de Fina Estampa

Imagem
  Acaba mais uma nova da Rede Globo, novela essa que mais uma vez cria esteriótipos da sociedade onde seus personagens vivenciam em torno da riqueza, requinte e glamour. A novela desta temporada não teve em sua historia um sentido, a personagem principal denominada de “Pereirão”passou ao público a mensagem de que não importa o trabalho realizado, o que importa é realizar os seu trabalho com honradez. A ideia de que o trabalho dignifica o homem é antiga e está presente em nossa sociedade e na concepção dos mais pobres que muitas vezes acreditam muito mais no trabalho do que nos estudos e acabam tirando seus filhos da escola para em buscar um emprego. Seguindo a ideia que no trabalho os seus filhos irão aprender muito mais do que nas instituições ligadas a educação(Aqui cabe uma contradição o filho mais novo de “Pereirão” continuo os estudos e consegui se formar na Universidade no curso de medicina). “O trabalho dignifica o homem” Como se isso não fosse um problema, env

Israeli Apartheid Week teve atividades em cidades de vários países

Imagem
Cidades em vários países promoveram palestras, debates, exposições para marcar o Israeli Apartheid Week (IAW), campanha que apoia o movimento civil palestino Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS). Nesse ano, a IAW ocorreu entre fevereiro e março em cidades do Canadá, Europa, Estados Unidos, África do Sul, Palestina (encerrada sábado, 19/3) e países árabes. A IAW ganhou força em todo o mundo após um grupo de estudantes palestinos divulgarem uma carta-aberta chamando estudantes de todo o mundo a aderirem. No ano passado, 97 cidades participaram da 'Semana do Apartheid Israelense', em tradução literal. Assista abaixo o vídeo do movimento que busca mostrar ao mundo que as ações de Israel não são defesa, mas segregação e crimes contra os direitos humanos - a imagem desta página foi retirada do concurso It' Apartheid, promovido pelas entidades. Fonte: http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/noticias/2669-campanha-mundial-denuncia-apartheid

O Estado na economia globalizada

 No sistema capitalista, o Estado sempre desempenhou funções fundamentais à manutenção desse sistema: manter a lei e a ordem, preservar a propriedade privada, resolver conflitos entre grupos sociais e econômicos, defender as fronteiras do país,determinar e controlar as regras comerciais e econômicas, estabelecer relações políticas e comerciais com outros Estados. Com algumas variações de país para país, o Estado foi agregado uma série de outras funções: - instalação de empresas estatais, principalmente no setor de infraestrutura, como o siderúrgico e o petroquímico. - construção e manutenção de rodovias, ferrovias, viadutos, portos, aeroportos, usinas e redes de distribuição de energia elétrica. - participação acionaria em empresas dos mais variados setores. - realização de empréstimos a juros baixos e isenção de impostos para determinados grupos econômicos ou sociais (subsídios).

OS VENCEDORES DO AQUECIMENTO GLOBAL

Imagem
              Os prejuízos provocados pelo aquecimento global são bem conhecidos. Por exemplo: com o degelo das calotas polares, o nível do mar vai aumentar e cidades inteiras vão submergir. Algumas regiões do planeta vão se tornar insuportavelmente quente, e a força de tempestades e furacões tende a aumentar. Mas, como em toda situação de mudança e de crise, nem todo mundo está perdendo com o aumento da temperatura do planeta. Em todos os cantos do globo, há quem esteja saindo com  lucro . “Estima-se que os efeitos do aquecimento global vão provocar uma movimentação financeira da ordem de US$ 200 bilhões por ano. Muita gente vai ser beneficiada por esse remanejamento de valores”, diz o consultor Antonio Carlos  Porto  Araújo, da Trevisan Consultoria. Conheça agora 10 histórias de pessoas e empresas que estão se dando bem com essa  história , muitíssimo bem, obrigado. Ele comprou um terreno por US$ 7 Parecia coisa de maluco. Em 1997, o empresário americano Pat Broe fez uma pr

ECONOMIA E GLOBALIZAÇÃO

Imagem
Desde os primórdios da humanidade a economia é o fator mais discutido entre as nações. Tem o seu surgimento desde os primórdios da existência humana, mas o seu conhecimento começa na Idade Moderna, logo após o declínio da Idade Média, onde enfim o Estado tornou-se laico. De acordo com doutrinadores a palavra economia vem do grego oikinomo onde, oiki significa casa e nomo administração, assim passou-se a considerar a ciência social economia como uma forma de regulamentar e estruturar a base econômica de uma família (casa, empresa, etc...). A economia nos primórdios surgiu como uma forma de aumentar as posses, os bens de consumo, isso no século XI, como vamos ver agora. Europa, meados do século XI, visavam e ambiciavam enriquecer, sendo a melhor forma para a época a Expansão Comercial Marítima. O comércio nessa época se dava devido às grandes importações de especiarias vindas do Oriente, mais precisamente da Ásia, porém essas embarcações se davam através da a

aprender

Imagem
     A capacidade de aprender é uma das características mais fundamentais da vida – mesmo em organismos extremamente simples. a cultura, ou a capacidade de aprender com a experiência alheia, é um fenômeno especial que depende da comunicação. A rapidez e a precisão da comunicação, e até a nossa capacidade de memorizar o que aprendemos, são fatores que determinam a eficiência da cultura. Naturalmente, não basta a uma cultura existir para ser útil do ponto de vista biológico. Mas diversos exemplos podem demonstrar o seu valor potencial na adaptação biológica. Por isso só, os sentidos do paladar e olfato não são suficientes para que escolhamos com segurança os alimentos que ingerimos; também precisamos aprender a reconhecer quais plantas são tóxicas e quais animais são perigosos. (CAVALLI-SFORZA, 2003, p.p.228-229)

Pão pra que te quero? #(SESI)

Imagem
Atenção o link para o texto a ser trabalhado está abaixo. Ler da pagina 26 até a pagina 27 da Revista Retrato do Brasil  e responder as seguintes questões. Questões 1)Na história sempre tivemos espaços destinados a produção de alimentos como é o exemplo do norte da África que foi  o celeiro de Roma. Na atualidade o Brasil vêm sendo denominado como o celeiro do mundo, pois ocupa a posição de um importante produtor de alimento. No entanto apesar de ser um importante produtor de alimento e produzir em excesso ao ponto de exportar para os grandes centros econômicos o Brasil ainda convive com a Fome. Embasado(a) no texto comente esta situação vivenciada pelo Brasil. 2)O que mudou com quando o alimento passou a ser uma mercadoria? 3)No texto temos um trecho que expõe a migração do campo para a cidade, esse movimento vêm se tornando intenso com o capitalismo industrial ao ponto que em    23 de maio de 2007  a população urbana se tornou maior do que a rural.   "A fase ind

KONY 2012 Legendado-Português e Completo (ORIGINAL)

Imagem

O QUE É PORTFÓLIO?

Imagem
É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso dos Jovens através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo. Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem. Resumindo  PORTFÓLIO  não é um deposito de trabalhos “organizados” é sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo e auxiliando e dialogando com as crianças sendo um ser singular. Assumimos então uma estratégia conjunta de reflexão ,ação e avaliação  1- Reflexão (ões) crítica(s) individualizada acerca do grau de participação nos projetos de ação-intervenção com objetivos previamente formulados.  2- Participação dos pais :  3- Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações;  4- Produtos em suportes áudio, vídeo.  5- Reflexões final: auto avaliação da participação no processo de avaliação.  CRITÉRIOS DO PORTFÓLIO: