PETROBRAS AUMENTA SUA CAPACIDADE DE GERAÇÃO PARA O SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL


PETROBRAS AUMENTA SUA CAPACIDADE DE GERAÇÃO PARA O SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL

A Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes (UTE LCP), da Petrobras, localizada em Três Lagoas (MS), iniciou na última quarta-feira (16/05) a operação comercial em ciclo combinado - utiliza vapor, além do gás natural para acionar as turbinas da usina termelétrica -, agregando 116 MW ao Parque Termelétrico da Companhia. Dessa forma, foi elevada a capacidade de geração de energia elétrica da Petrobras para o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Com as obras realizadas, além dos quatro turbogeradores a gás que já possuía para operação em ciclo simples, que utiliza apenas turbinas a gás, a UTE LCP ganhou quatro caldeiras recuperadoras de vapor e dois turbogeradores a vapor para geração de energia elétrica. Com isso, sua capacidade de geração saltou de 252 MW para 368 MW, energia suficiente para atender a demanda de uma cidade com 1,2 milhão de habitantes.
A eficiência da usina aumentou de 34% para 49% devido ao aumento da capacidade de geração de energia elétrica, mantendo-se o consumo de gás no mesmo patamar (2,1 milhões de m³/dia ao operar com sua capacidade total).
Isso significa que aproximadamente 705 mil toneladas de CO2 equivalentes deixam de ser emitidas anualmente para a atmosfera, uma vez que, para gerar os mesmos 368 MW, uma usina de ciclo simples consumiria 3 milhões de m³/dia de gás natural.
A conversão de uma usina termelétrica de ciclo simples para ciclo combinado, chamada “fechamento de ciclo”, da UTE Luís Carlos Prestes faz parte da carteira de projetos do Sistema Petrobras para atingir as metas voluntárias da Companhia de redução de intensidade de emissões e aumento da eficiência energética.
A UTE Luís Carlos Prestes iniciou suas atividades em janeiro de 2004. A obra para fechamento de ciclo começou em janeiro de 2010, teve investimento de R$ 500 milhões e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Em seu pico, essa obra gerou em torno de 3.600 postos de trabalho, sendo 900 diretos e 2.700 indiretos.
Desde 2004, a Petrobras desenvolve programas de monitoramento e gerenciamento ambiental de emissões atmosféricas, qualidade do ar, fauna, vegetação, efluentes, ruídos, educação ambiental e responsabilidade social, entre outros, na UTE Luís Carlos Prestes e em seu entorno. A Licença de Operação que engloba o fechamento de ciclo da usina, concedida em dezembro de 2011 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), confirmou a necessidade desses programas, que serão mantidos.
 381 46

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO, MASSAS E MAQUINAS / MÁQUINA HUMANO

Lista de exercícios para oficina Juventude e Ação/ Inspetor

Apocalipse Motorizado - Atividade do Segmento 2