Questões corrigidas Oficina: Sociedade Alternativa.

11.      Pesquise: O que foi o Tratado de Versalhes e a Liga das Nações?

Assinado em 28 de junho de 1919, o Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado pelos países europeus, após o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Neste Tratado, a Alemanha assumiu a responsabilidade pelo conflito mundial, comprometendo-se a cumprir uma série de exigências políticas, econômicas e militares. Estas exigências foram impostas à Alemanha pelas nações vencedoras da Primeira Guerra, principalmente Inglaterra e França. Em 10 de janeiro de 1920, a recém criada Liga das Nações (futura ONU) ratificou o Tratado de Versalhes.
22.     Quais as razões da crise alemã no período entre guerras?
  O entre-guerras, período compreendido entre o término da Primeira Guerra Mundial (1918) e o início da Segunda Guerra Mundial, foi marcado por crises econômicas, políticas e sociais em vários países.
Tratado de Versalhes (1919) – impôs várias sanções e restrições à Alemanha, tais como: perda de colônias na África, entrega da região da Alsácia Lorena à França, limitação do exército alemão, pagamento de indenização pelas perdas provocadas aos aliados
33.  Comente a ilustração, relacionando-a ao contexto politico do fim do século XIX.
Ilustração de 1885 em que Bismarck, aparece dividindo a África simbolizada por um bolo.
Em busca de mercados e recursos naturais, as potências européias realizaram em 1885 a Conferência Internacional em Berlim, onde se estabeleceu a partilha da África sem que houvesse conflitos. Essa conferência resultou na divisão da África entre as potências industrializadas da época. 
O interesse econômico das grandes potências foi escamoteado com a alegação de que o povo europeu, o homem branco, teria o “dever” de “civilizar” as “culturas inferiores”.
4.O que foi a descolonização? Em que continentes o movimento se desenvolveu de maneira mais veemente?
O processo de descolonização da África ganhou força na Segunda Guerra Mundial. Como esse conflito armado que aconteceu no continente europeu o mesmo sofreu com a destruição e o declínio econômico.

O enfraquecimento econômico e político de grande parte dos países europeus, especialmente aqueles que detinham colônias na África, foram aos poucos perdendo o controle sobre os territórios de sua administração.
5. O que é o movimento dos não alinhados?
Movimento dos Países Não Alinhados (MNA) — é um movimento que reúne 115 países (em 2004), em geral nações em desenvolvimento, com o objetivo de criar um caminho independente no campo das relações internacionais que permita aos membros não se envolver no confronto entre as grandes potências.
6. Qual a relação entre os países descolonizados e o movimento dos não alinhados?

É qua as principais bandeiras deste países eram as lutas nacionais pela independência, o combate à pobreza, o desenvolvimento econômico e a oposição ao colonialismo, ao imperialismo e ao neocolonialismo.
7. Associe o movimento dos não alinhados à Guerra Fria. Discuta o contexto desse movimento após o termino da guerra.
Resposta pessoal: Os países que estavam lutando pela independência nacional tentavam fugir da influencia da URSS e dos EUA.
8. (FUVEST-2007) Observe o mapa.
a)      A divisão por continentes, no mapa acima, representa adequadamente a atual regionalidade do mundo? Justifique.
 Não. A divisão do mundo segundo as massas continentais é baseada em uma idéia simplista: a
separação das terras emersas e dos oceanos. Essa simplificação é inadequada para representar a
complexidade do mundo atual, marcado por grandes  diferenças entre as nações. Não serve também para
representar a complexa regionalidade mundial, que pode ser realizada de múltiplas formas, segundo o que se queira analisar, destacando para isso aspectos naturais, sociais, culturais, econômicos, geopolíticos, entre outros.
b) Apresente, em forma de texto, outra possibilidade de
divisão regional do mundo. Justifique.

 Atualmente, uma das formas de divisão regional do mundo mais utilizadas é a que o separa em duas porções: a Norte, formada pelos países desenvolvidos ou industrializados, que agregam 15% da população mundial e produzem cerca de 80% do PIB do planeta, e a Sul, formada pelos países subdesenvolvidos, onde vivem 85% da população mundial, obrigados a sobreviver com apenas 20% do PIB planetário. Cabe destacar que a linha divisória dessa regionalização não usa o paralelo Equador, mas sim as fronteiras políticas entre as nações ricas e pobres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de exercícios para oficina Juventude e Ação/ Inspetor

TRABALHO, MASSAS E MAQUINAS / MÁQUINA HUMANO

Apocalipse Motorizado - Atividade do Segmento 2