Lista de exercícios para oficina Juventude e Ação/ Inspetor

1)   
"Quem trabalha nessa terra Não tem direito no chão. Os maiores proprietários Na terra nem sujam as mãos. Isto é contra a lei divina E Cristo não dá o perdão. A terra que era abençoada Tá ficando amaldiçoada Por causa da exploração." (PRETTO, p. 54-5)

 O texto anterior, associado aos conhecimentos sobre a estrutura fundiária do Brasil, permite concluir:
(01) A proletarização da população rural, mais que uma contingência social, é o reflexo da estrutura fundiária do país.
(02) A expansão das fronteiras agrícolas tem possibilitado ao agricultor efetivas conquistas, na luta pela posse da terra.
(04) A política fundiária brasileira tem origens históricas, especialmente no regime de sesmarias.
(08) A partir da década de 70 deste século, com a ocupação das terras devolutas, os conflitos entre posseiros e grileiros diminuíram significativamente.
(16) A reforma agrária, iniciada na década de 60 deste século e concretizada com base na Constituição de 1988, teve como objetivo deter o êxodo rural.
Soma (    )

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES. (Enem 98) Em uma disputa por terras, em Mato Grosso do Sul, dois depoimentos são colhidos: o do proprietário de uma fazenda e o de um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terras:
Depoimento 1 A minha propriedade foi conseguida com muito sacrifício pelos meus antepassados. Não admito invasão. Essa gente não sabe de nada. Estão sendo manipulados pelos comunistas. Minha resposta será à bala. Esse povo tem que saber que a Constituição do Brasil garante a propriedade privada. Além disso, se esse governo quiser as minhas terras para a Reforma Agrária terá que pagar em dinheiro, o valor que eu quero. (proprietário de uma fazenda no Mato Grosso do Sul)
 Depoimento 2 Sempre lutei muito. Minha família veio para a cidade porque fui despedido quando as máquinas chegaram lá na Usina. Seu moço, acontece que eu sou um homem da terra. Olho pro céu, sei quando é tempo de plantar e de colher. Na cidade não fico mais. Eu quero um pedaço de terra, custe o que custar. Hoje eu sei que não estou sozinho. Aprendi que a terra tem um valor social Ela é feita para produzir alimento. O que o homem come vem da terra. O que é duro é ver que aqueles que possuem muita terra e não dependem dela para sobreviver, pouco se preocupam em produzir nela. (integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de Corumbá - MS)
2)   A partir da leitura do depoimento 1, os argumentos utilizados para DEFENDER A POSIÇÃO DO PROPRIETÁRIO DE TERRAS SÃO: I. A Constituição do país garante o direito à propriedade privada, portanto, invadir terras é crime.
 II. O MST é um movimento político controlado por partidos políticos.
 III. As terras são o fruto do árduo trabalho das famílias que as possuem.
IV. Este é um problema político e depende unicamente da decisão da justiça. Estão corretas as proposições:
a) I, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, III e IV, apenas.
3)   A partir da leitura do depoimento 2, quais os argumentos utilizados para DEFENDER A POSIÇÃO DE UM TRABALHADOR RURAL SEM TERRA?
I.                    A distribuição mais justa da terra no país está sendo resolvida, apesar de que muitos ainda não têm acesso a ela.
II.                   A terra é para quem trabalha nela e não para quem a acumula como bem material.
III.                 É necessário que se suprima o valor social da terra.
IV.                A mecanização do campo acarreta a dispensa de mão-de-obra rural.
Estão corretas as proposições:
 a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) III, I e IV, apenas.
4)   Sobre a estrutura agrária do Brasil:
a. Na relação de trabalho do tipo parceria, o proprietário da terra cede a terra a terceiros mediante o pagamento de uma quantia previamente estabelecida.
b. A estrutura fundiária brasileira dificulta ou impede uma maior produção ou melhor desempenho da agricultura.
c. A subutilização de terras no meio rural afeta não só o abastecimento urbano-industrial, como a oferta de empregos.
d. O INCRA classifica os estabelecimentos agrícolas em: minifúndios, latifúndios por exploração, latifúndios por dimensão e empresas rurais.
e. O regime de doações ou Lei das Sesmarias foi o primeiro sistema utilizado no Brasil para regular a posse de terra.
5)   (Fuvest 97) Analisando as questões abordadas no poema a seguir, pode-se afirmar que no Brasil, nas três últimas décadas,
João saiu com a família num desespero sem nome.
 Ele, os filhos e Maria estavam mortos de fome.
Que destino tomaria?
 Onde iria trabalhar?
 E à sua volta ele via terra e mais terra vazia, milho e cana a verdejar.
(Ferreira Gullar. 1962)
a) vem aumentando, gradativamente, a ocupação pelo Governo Federal de latifúndios improdutivos e terras devolutas para a produção de álcool e alimentos para o consumo interno.
b) diminuíram, em freqüência e intensidade, as oposições entre terras de negócio e terras de trabalho na Amazônia e no Centro-Sul, graças aos assentamentos realizados pelo INCRA.
c) reduziram-se as migrações sazonais, permanecendo apenas os "corumbas" que, na época das colheitas, se deslocam da Zona da Mata para o Agreste.
d) diminuíram a fome e o desemprego no campo, devido à expansão da produção de alimentos para a população e de matérias primas para as indústrias.
e) intensificou-se o êxodo rural, em decorrência da maior concentração da propriedade fundiária e das transformações nas relações de trabalho no campo.
6)   (Fuvest 90) A atividade agrícola brasileira está:
a) cada vez mais dependente dos capitais agroindustriais urbanos.
b) dirigida para o abastecimento interno de gêneros alimentares.
c) voltada para a produção de culturas tropicais perenes.
d) em expansão, graças a transformação de latifúndios em pequenas propriedades.
e) diminuindo sua área cultivada nestes últimos vinte anos.
7)   (Enem 2004) A grande produção brasileira de soja, com expressiva participação na economia do país, vem avançando nas regiões do Cerrado brasileiro. Esse tipo de produção demanda grandes extensões de terra, o que gera preocupação, sobretudo
a) econômica, porque desestimula  mecanização.
b) social, pois provoca o fluxo migratório para o campo.
c) climática, porque diminui a insolação na região.
d) política, pois deixa de atender ao mercado externo.
e) ambiental, porque reduz a biodiversidade regional.
8)   (Unicamp 93) Tendo em vista o plantio de soja a partir da década de 70 no Mato Grosso do Sul, vastas áreas foram desmatadas. Um exemplo disso foi a derrubada de 1,8 milhões de hectares de matas ciliares, que margeiam rios como o Taquari, no Pantanal.
Quais as consequências econômicas e sociais da introdução desse tipo de cultura na região?
9)   (Ufrn 99) Sobre a questão agrária brasileira, é correto afirmar que:
a) A estrutura econômica e social, assentada na desigual repartição da terra e da renda, é geradora de privilégios, da miséria e da violência no campo.
b) A estrutura fundiária brasileira reflete uma distribuição democrática da terra, consolidada a partir de um modelo de posse baseado na pequena propriedade.
c) Nos conflitos pela posse de terras, os "capangas" agem legalmente ao defender os grandes proprietários rurais, que pagam em dia seus impostos.
d) Com a finalidade de fixar de vez o homem no campo, a reforma agrária é simples questão de distribuição de terras devolutas do Estado.
10)    (Unirio98)O desenvolvimento do capitalismo no campo e a modernização da agropecuária provocaram mudanças radicais na organização da produção agrária e nas relações de trabalho no campo brasileiro. Assinale a opção que corresponde a um exemplo de modificação da organização da produção e das relações de trabalho, respectivamente.
a) Substituição do trabalho permanente pelo temporário e mecanização.
b) Compactação do solo e utilização de bóias-frias.
c)Especialização da produção e proletarização do trabalhador rural.
d)Emprego do trabalho assalariado e utilização de insumos industriais.
e) Redução do sistema de parceria e uso de sementes com melhoramento genético.
11)    Antes, eram apenas as grandes cidades que se apresentavam como o império da técnica, objeto de modificações, suspensões, acréscimos, cada vez mais sofisticadas e carregadas de artifício. Esse mundo artificial inclui, hoje, o mundo rural. SANTOS, M. A Natureza do Espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.
Considerando a transformação mencionada no texto, uma consequência socioespacial que caracteriza o atual mundo rural brasileiro é
a) a redução do processo de concentração de terras.
b) o aumento do aproveitamento de solos menos férteis.
c) a ampliação do isolamento do espaço rural.
d) a estagnação da fronteira agrícola do país.
e) a diminuição do nível de emprego formal.
12)    A existência de diferentes técnicas e metodologias do uso da terra no meio rural permite a realização de distintas classificações acerca dos sistemas agrícolas. A mais clássica tipologia realizada opõe os métodos ditos primitivos – com uso de amplas áreas, baixa produtividade e uso de mão de obra em massa – dos métodos mais avançados – com produção em alta densidade, técnicas avançadas e utilização de tecnologias mais bem delineadas.
A classificação acima descrita opõe as técnicas agropecuárias:
a) subdesenvolvida e desenvolvida
b) primitiva e moderna
c) familiar e latifundiária
d) intensiva e extensiva
e) tradicional e alternativa
13)    “A mecanização no campo está modificando as relações de trabalho no agronegócio brasileiro. O trabalhador rural, antes contratado para fazer o plantio e colheita manual de culturas como a cana-de-açúcar, café e algodão, agora está controlando máquina. (…) As vendas de máquinas agrícolas no país são um termômetro da transformação no campo. O número mais que dobrou nos últimos sete anos. Seja no cultivo para exportação ou para consumo nacional, as grandes lavouras de grãos – soja, milho e feijão – já são 100% mecanizadas”.
CASTRO, M. Mecanização no campo muda as relações de trabalho. Estado de Minas, 14 jan. 2013. Disponível em: http://www.em.com.br. Acesso em: 29 maio de 2015.
A introdução de sistemas agrícolas modernos e mecanizados no Brasil reverbera em uma transformação produtiva no campo e em um impacto socioespacial, que são, respectivamente:
a) aumento da produtividade – subordinação das cidades ao campo
b) concentração fundiária – redução da jornada de trabalho
c) desemprego estrutural rural – aumento da urbanização
d) qualificação da mão de obra – abrandamento da migração campo-cidade
e) melhoria da qualidade produtiva – ruralização da economia
14)    (UEL – 2006)
O aumento crescente da demanda por produtos livres de agrotóxicos tem impulsionado a agricultura orgânica no Brasil. Esse sistema agrícola que se apóia no manejo sustentável dispensa o uso de agrotóxicos sintéticos e privilegia a preservação ambiental, a biodiversidade, os ciclos biológicos e a qualidade de vida do homem. Com uma área plantada de 842 mil hectares, o setor movimentou cerca de US$ 1 bilhão em 2003. O país tem 19 mil propriedades e 174 processadoras espalhadas em diversas regiões.
Disponível em: “<www.agricultura.gov.br.>” Acesso em: 19 Jun. 2005.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre agricultura, considere as afirmativas a seguir.
I. Na agricultura orgânica, a forma de produzir demanda uma maior utilização de mão de obra para colocar em prática o controle biológico e o manejo integrado de pragas, constituindo-se em alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar.
II. O crescimento do mercado para os produtos orgânicos não se limita ao Brasil, o que tem permitido aos agricultores aumentar a receita, por unidade de produção, a uma razão superior à da agricultura convencional.
III. O crescimento do número de propriedades rurais em que se pratica a agricultura orgânica invalida o debate sobre os impactos do consumo de agrotóxicos no Brasil.
IV. O sistema de agricultura orgânica é impraticável nas pequenas propriedades rurais, pois a eliminação do uso de fertilizantes e de pesticidas químicos proporciona um aumento dos custos de produção, o que, consequentemente, diminui a renda da unidade produtiva agrícola.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV
15) 


Mapa para exercícios sobre agricultura brasileira*
*Disponível em: Contenidosdigitales
De grão em grão – transgênico ou não – o cultivo da soja espalhou-se por todas as regiões do Brasil nas três últimas décadas. Ocupa hoje uma área cinco vezes e meia superior à da Holanda. O Brasil foi, em 2003 e 2004, o maior exportador mundial de soja e vem mantendo a posição de segundo maior produtor, após os Estados Unidos. A previsão é de que esta condição de maior exportador mundial volte a ocorrer em breve, consolidando-se ao longo dos próximos anos”.
(SCHLESINGER, S., NORONHA, S. O Brasil está nú! O avanço da monocultura da soja, o grão que cresceu demais. Rio de Janeiro: FASE, 2006).
O mapa acima representa o avanço da produção de soja no Brasil, cuja principal consequência socioespacial foi:
a) a democratização da estrutura fundiária pelo interior do país
b) a expansão da fronteira agrícola sobre as áreas do Cerrado
c) a ampliação de reservas florestais nas áreas do Centro-Oeste
d) a diminuição dos latifúndios improdutivos no território nacional

e) o crescimento da agricultura de subsistência

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO, MASSAS E MAQUINAS / MÁQUINA HUMANO

Apocalipse Motorizado - Atividade do Segmento 2