TRABALHO, MASSAS E MAQUINAS / MÁQUINA HUMANO

COLÉGIO SESI SANTA CÂNDIDA
OFICINA DE APRENDIZAGEM: TRABALHO, MASSAS E MÁQUINAS /    MÁQUINA HUMANO                                             BIMESTRE: 3
DISCIPLINA: GEOGRAFIA                                                                                      PROFESSOR:THIAGO VINICIUS
Aluno:______________________________________________________________DATA:__/__/____

Habilidades utilizadas:
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seus impactos nos processos de produção no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H16- Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
H17- Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.
H18- Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.

1) Essa é apenas uma esquematização do funcionamento da DIT. Não aparecem aqui os fluxos de capitais e mercadorias entre os países subdesenvolvidos industrializados e os não industrializados nem o gigantesco fluxo entre os países desenvolvidos.
No esquema da Nova DIT, as letras A e B representam, respectivamente:
(SENE, E. de & MOREIRA. J. C. Geografia geral e do Brasil. São Paulo. Scipione, 1998. 42.)
(A) ____________________________ .
(B) ____________________________ .
Com que outros nomes podemos denominar o grupo B?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)No quadro abaixo, estão representadas duas etapas da “DIT clássica”:
o capitalismo comercial e o capitalismo industrial. Assinale a opção que
representa em cada uma dessas etapas, respectivamente, o termo que
corresponde aos esquemas I e II:


(A) mercantilismo – globalização.
(B) colonialismo – globalização.
(C) globalização – mercantilismo.
(D) consolidação da DIT – imperialismo.
(E) colonialismo – imperialismo.
3) Leia o texto e responda.
A clássica Divisão Internacional do Trabalho pressupõe que uma grande parte das trocas de produtos industrializados ocorra nos países centrais, enquanto os países periféricos teriam um papel de exportadores de matérias-primas e  importadores de manufaturados. Nos anos 70, esse modelo já demonstrava sinais de modificações, pois através de intensificação da interdependência econômica mundial, já se constatava que inúmeras empresas se trasferiam dos países centrais e se instalavam na África, na Ásia e na América Latina, produzindo para a exportação.
Quais as razões da instalação de transnacionais em países africanos, asiáticos ou latino-americanos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)Quais são as três fases do capitalismo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) (PUCRIO) A generalização do consumo de massa é uma das marcas do mundo contemporâneo. Segundo o  pensamento neoliberal, o mercado é o principal organizador das atividades econômicas, e o consumo é a busca da satisfação das necessidades pessoais e subjetivas. Neste raciocínio, as empresas se desdobram para atender aos desejos
livremente formulados pelo consumidor individual.
A partir do texto:
Cite duas características do capitalismo;
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“Nas sociedades capitalistas, a economia passou a ser controlada pelo mercado, de modo que o lucro tornou-se o objetivo primário e direto de toda atividade econômica…Tendo como objetivo apenas o lucro e não o atendimento das necessidades sociais, a economia, ao se tornar capitalista, não só se separou da sociedade, mas inverteu-se a relação tradicional, subordinando esta a seus interesses.”
Luiz Koshiba e Denise M.F. Pereira. História Geral e do Brasil. São Paulo:Atual, 2006.p.233)
Interprete o texto acima e responda as questões a seguir relacionando com o conteúdo estudado.
6)Diferencie a etapa do capitalismo comercial da etapa do capitalismo industrial.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7)Caracterize atual etapa do capitalismo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8)A partir do modelo das DITs, situe o Brasil atual.
____________________________________________________________________________________________________
9)Leia os textos a seguir e responda.
Texto 1
A exploração do homem pelo homem foi criticada por Marx através do conceito da mais-valia: na sociedade capitalista, o empregado produz mais lucro para o patrão do que o salário que lhe é pago. Por exemplo: o trabalhador tem uma jornada de seis horas diárias; entretanto, em cinco horas, ele produz um valor equivalente ao salário de seis horas, sendo o valor da outra hora apropriado pelo capitalismo.
Texto 2
Austrália é muito cara para mineração
A mulher mais rica da Ásia, a magnata Gina Rinehart, alertou nesta quarta-feira (5) que a Austrália está se tornando muito cara para empresas de mineração. Ela disse ainda que a indústria de mineração pode encontrar mão de obra muito mais barata na África. Os comentários de Rinehart, prontamente censurados pela primeira-ministra Julia Gillard, coincidem com a crescente preocupação com o boom de mineração da Austrália, diante da demanda mais fraca do principal consumidor, a China. Além disso, os preços do minério de ferro estão em queda, atingindo o menor patamar em quase três anos. Na semana passada, a Fortescue Metals Group Ltd, da Austrália, disse que reduziria seu gasto de capital em 25% e que recuaria nos planos de expansão, enquanto a BHP Billiton Ltd deixou de lado uma expansão em mina de cobre e ouro de US$ 20 bilhões de dólares na Austrália, e colocou todas as outras aprovações ao redor do mundo em posição de espera. “A evidência é indiscutível de que a Austrália está se tornando muito cara e muito pouco competitiva para realizar um negócio orientado para exportação”, disse Rinehart ao Clube de Mineração de Sidney, em uma rara aparição pública.
a)Relacione os textos acima com as estruturas das leis trabalhistas.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) A realidade exposta no texto 2 demostra concorrência entre as empresas em diversos países. Quais são os fatores que levaram a Austrália ficar nesta condição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de exercícios para oficina Juventude e Ação/ Inspetor

Apocalipse Motorizado - Atividade do Segmento 2