Revisão para avaliação segmento 2

1) A partir de 1950, como resultado das condições em que ocorreu o processo de modernização da economia brasileira, acelerou-se o processo de urbanização da população.


A distribuição espacial da população é marcada pela metropolização. As cidades com mais de um milhão de habitantes, que eram duas em 1960, passaram a ser cinco em 1970, dez em 1980 e doze em 1991.

 

Os dados do recenseamento de 1991 parecem confirmar a tendência que os anos 70 já vinham registrando: o aumento do número de cidades médias, mas principalmente das grandes cidades médias.
Para o caso das metrópoles nacionais - Rio de Janeiro e São Paulo:
a) Explique duas razões da aceleração do processo de urbanização
b) Apresente dois fatores responsáveis pela redução do ritmo relativo do crescimento das duas metrópoles.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) (FURG) (Valor 1,0) Nas grandes cidades brasileiras, a falta de moradia e o aumento do desemprego estão diretamente relacionados à existência de que tipos de habitação?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)Leia o trecho abaixo e responda as questões a seguir.
"A leitura de textos do princípio do século vinte sugere uma associação mais do que evidente entre as favelas no Rio de Janeiro e a região de Canudos, na Bahia. Uma história está ligada à outra, pois foram ex-combatentes da Guerra de Canudos que se instalaram no morro da Providência, a partir daí denominado morro da Favella. São duas as explicações para essa mudança de nome: primeiro, a existência neste morro da mesma vegetação que cobria o morro da Favella do Município de Monte Santo, na Bahia; segundo, o papel representado nessa guerra pelo morro da Favella de Monte Santo, cuja feroz resistência retardou o avanço final do exército da República sobre o arraial de Canudos." (adaptado de Valladares, 2000)
a) Conceitue historicamente o surgimentos das favelas e relacione com o conceito de periferia.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b) Qual a relação entre favelas e pobreza? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)  E entre favelas e abandono das autoridades?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Assinale a alternativa que não cita um dos fatores que contribuíram para a intensificação da urbanização brasileira ao longo do século XX:

a) Expansão do processo de industrialização do país
b) A revolução verde e o consequente processo de mecanização do campo
c) Execução de políticas públicas voltadas apenas para a população das cidades
d) Aumento das desigualdades e da concentração fundiária no meio rural
5)As cidades da região Sudeste do Brasil foram as que mais receberam migrantes oriundos do campo (êxodo rural) e também de outras regiões do país (migrações regionais), fato que se deu de forma mais acentuada na década de 1970 e nos anos posteriores. Assim, o Sudeste consolidou-se como a região mais urbanizada do país. Tal ocorrência pode explicar-se:
a) pelas preferências culturais dos migrantes.
b) pela maior presença de indústrias e empregos.
c) pela maior receptividade da população local.
d) pelo processo de marcha para o litoral do país.
e) pela alto preço do solo nas demais regiões.
6)Com uma modernização industrial tardia, o espaço geográfico brasileiro conheceu profundas transformações ao longo dos últimos cem anos, sendo algumas delas a urbanização acelerada e a concentração espacial da população em metrópoles. Um dos efeitos dessas ocorrências foi:
a) a formação de núcleos urbanos avançados em todo o país.
b) a difusão de políticas de controle habitacional.
c) a expansão e crescimento de áreas de preservação e áreas urbanizadas.
d) a diminuição dos problemas sociais no campo.
e) a proliferação de áreas periféricas e favelas em grandes cidades


7)(PUC-SP) É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que:
a) não são aglomerações tão grandes quanto as de outros países, porque elas são fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo.
b) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais.
c) elas são aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países pobres áreas urbanas de grande porte.
d) apenas uma delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no Brasil houve uma urbanização metropolitana.
e) elas estão com o seu crescimento paralisado, sofrendo, em alguns casos, encolhimento, em função de novas políticas de planejamento.

8)O intenso processo de urbanização ocorrido no Brasil, principalmente a partir da década de 1950, gerou uma série de problemas, pois a urbanização brasileira não teve o devido planejamento. Quais os principais problemas detectados nas cidades do Brasil?
9)Dos estudos sobre a urbanização no Brasil sabemos que:
a) São Paulo e Rio de Janeiro funcionam como metrópoles nacionais, pois exercem influência sobre todo o território brasileiro.
b) O crescimento urbano depende do crescimento rural.
c) Não existe em nosso crescimento urbano o fenômeno da conurbação.
d) Os movimentos pendulares não ocorrem em nossos centros urbanos.
e) Se existe em nosso país o processo de conurbação, ele não é consequência do desenvolvimento industrial.


9)(CEFET-PR)



Um conjunto de municípios contíguos e integrados socioeconomicamente à uma cidade central, com serviços públicos e infraestrutura comuns, define a:

a) metropolização
b) área metropolitana

c) rede urbana

d) megalópole
e) hierarquia urbana
10)
Entende-se por Conurbação:
a) A expansão vertical das cidades, ocasionando problemas ambientais referentes à circulação do ar (ilhas de calor);
b) O encontro de duas ou mais cidades, formando grandes aglomerados urbanos intermunicipais;
c) problemas gerados pela grande população sem moradia nas cidades;
d) problemas urbanos referentes à ineficácia dos transportes públicos;
e) processo de migração em massa de pessoas do campo para a cidade.
11)Diferencie cidade e município descrevendo os seus respectivos conceitos.
12)(PUC) Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental:
a) carência de melhores condições sociais no campo.
b) baixa produtividade agrícola.
c) pressão demográfica no campo.
d) dificuldade de aquisição de terras.
e) liberação de mão-de-obra pela mecanização.

13)(UFAC) A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar:
a) Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.
b) Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência.
c) Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.
d) Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.
e) Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.
14)O que são as chamadas Megalópoles ou Cidades Globais. Dê dois exemplos.
15) Unifesp-SP) No Brasil, em decorrência do processo de urbanização, verificou-se uma intensa metropolização, da qual resultaram:
a) cidades médias, que se industrializaram após a abertura econômica da década de 1990, como Campinas e Ouro Preto.
b) cidades mundiais, que receberam vultosos investimentos externos no início do século XXI, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
c) megacidades dispersas pelo país, graças ao retorno de imigrantes, como Manaus, Goiânia e Curitiba.
d) metrópoles nacionais, sedes do poder econômico e político do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
e) metrópoles regionais, que constituem a primeira megalópole do país, como Fortaleza, Recife e Salvado


16)UNCISAL) Tendo como referência o texto abaixo, assinale a opção correta.
“As cidades milionárias (com mais de um milhão de habitantes) que eram apenas duas em 1960 – São Paulo e Rio de Janeiro são cinco em 1970, dez em 1980, doze em 1991, treze em 2000 e quinze em 2010 (IBGE). Esses números ganham maior significação se nos lembrarmos que, historicamente, em 1872 a soma total das dez maiores cidades brasileiras não alcançavam um milhão de habitantes, pois somavam apenas 815.729 pessoas. Esta é a nova realidade da macro urbanização ou metropolização brasileira” (Adaptado. Santos, M. Urbanização Brasileira).
a) No Brasil, a modernização do campo teve relação direta com a aceleração da urbanização, caracterizada por uma metropolização que se disseminou por várias regiões brasileiras.
b) Embora no mundo globalizado a tendência migratória campo-cidade seja pequena, o Brasil, em função da desorganização econômica e social e das ilusões de que a vida nas cidades apresenta mais perspectivas, mantém taxas elevadas de fluxo migratório.
c) Um ritmo de metropolização tão elevado, como o do Brasil, corresponde a índices equivalentes de crescimento industrial. Assim, a maior parte da população que se dirige às cidades é empregada no setor secundário.
d) Embora o ritmo de urbanização e metropolização no Brasil tenham sido muito elevados, o fenômeno ficou restrito às regiões Sul e Sudeste, pois foi justamente nessas regiões que ocorreu o maior crescimento industrial.
e) A urbanização brasileira, com seu caráter metropolitano, indica definitivamente a passagem de nosso país para o estágio de país desenvolvido e moderno. Sabe-se que todos os países considerados desenvolvidos são aqueles que apresentam elevados índices de urbanização.
17)(FURG) Nas grandes cidades brasileiras, a falta de moradia e o aumento do desemprego
estão
diretamente relacionados à existência de que tipos de habitação?
a) Favelas e condomínios.
b) Favelas e cortiços.
c) Mansões e vilas.
d) Vilas e bairros.
e) Lugarejos e condomínios.
18)(Uft) Dentre vários aspectos, pode-se dizer que a urbanização brasileira ocorreu em níveis
de intensidade e rapidez significativos, que se diferenciam regionalmente.
Quanto ao processo de urbanização no Brasil é CORRETO afirmar que:
a) No Nordeste a rede urbana apresenta maior densidade na zona litorânea.
b) A cidade de São Paulo sempre comandou a rede urbana brasileira.
c) A megalópole brasileira é constituída por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
d) A porção centro-ocidental do país iniciou os primeiro
19)(Facig) Sobre a urbanização brasileira, é incorreto afirmar.
a) O processo de urbanização brasileira apoiou-se essencialmente, no êxodo rural, ou seja,
na
transferência de populações do meio rural para as cidades.
b) A violência urbana nas metrópoles brasileiras está relacionada a uma série de fatores
sociais e
econômicos, como: o subemprego, o crescimento de favelas.
c) O processo de urbanização da população brasileira é uniforme. Os estados do país
apresentam uma
urbanização de pouco contraste na distribuição da população rural e urbana.
d) A recente transformação do Brasil em sociedade urbana deixa para trás as estruturas
econômicas e
os comportamentos reprodutivos típicos do meio rural.
e) A hierarquização do espaço brasileiro do ponto de vista urbano, apresenta grande
concentração de
indústria e serviços na metrópole nacional, representada por São Paulo.
20)(Ufla) Analise a letra da música abaixo.
Minha Alma (A paz que eu não quero)
A minha alma está armada
e apontada para a cara
do sossego
pois paz sem voz
não é paz é medo [...]
As grades do condomínio
são para trazer proteção
mas também trazem a dúvida
se não é você que está nessa prisão
me abrace e me dê um beijo
faça um filho comigo
mas não me deixe sentar
na poltrona no dia de domingo
procurando novas drogas
de aluguel nesse vídeo
coagido pela paz
que eu não quero
seguir admitindo
http://o-rappa.musicas.mus.br/letras/28945

Assinale a alternativa que indica o problema central destacado na letra da música.
a) A formação da chamada cidade informal das regiões metropolitanas.
b) A falta de infra-estrutura básica nos subúrbios das metrópoles.c) O aprofundamento da pobreza nas grandes cidades brasileiras.
d) A violência criminal que atormenta os moradores dos grandes centros urbanos.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de exercícios para oficina Juventude e Ação/ Inspetor

TRABALHO, MASSAS E MAQUINAS / MÁQUINA HUMANO