A população da América

Características demográficas 

Densidade demográfica

Os 845 milhões de habitantes da América ocupam o território de forma irregular, ou seja, algumas regiões são mais densamente povoadas que outras. Essa distribuição desigual é explicada por fatores históricos, econômicos e naturais. Entre os fatores naturais destacam-se altas montanhas, os desertos ou as regiões de clima muito frio que inibem a ocupação humana.
 Observe o mapa acima que os índices mais altos de densidade demográfica estão na porção leste, a primeira região do continente a ser colonizada pelos europeus. O relevo, constituído principalmente por planaltos de baixa altitudes, e as extensas formações vegetais que existiam na região também favorecem a ocupação humana. Note que os extremos norte e sul do continente apresentam as menores densidades, o que  ocorre em razão do clima muito frio, características nessas duas regiões. 
 As porções central e oeste da América apresentam baixa densidade demográfica. No centro, esse índice se relaciona à presença  da Floresta Amazônica e de desertos na América do Sul.Já na América do Norte, o fator limitador da ocupação humana na porção central é a ocorrência de climas muito secos. No oeste, tanto na América do Sul como na América do Norte, o fator limitador é o relevo montanhoso.

1) Com base no que você aprendeu e no mapa acima, responda.
a)Que fatores podem explicar a distribuição desigual da população americana pelo continente?
b)Por que a população americana se concentra na porção ou faixa leste do continente?
c)Por que a região central do continente americano está representada com cores mais claras?
d) Por que as densidades demográficas são baixas nos extremos norte e sul do continente? 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO, MASSAS E MAQUINAS / MÁQUINA HUMANO

Lista de exercícios para oficina Juventude e Ação/ Inspetor

Apocalipse Motorizado - Atividade do Segmento 2