Correção das questões da Atividade individual Sociedade alternativa.

1)Analise os quadrinhos abaixo expostos. (DINIZ, André. A Revolução Russa. São Paulo: Escala, 2008, p. 16)
(DINIZ, André. A Revolução Russa. São Paulo: Escala, 2008, p. 16)


Considerando os seus conhecimentos sobre a Revolução Russa e as informações contidas nos quadrinhos, apresente um texto dissertativo coerente que seja conciso e apresente progressão textual adequada, no qual deverão ser destacados os seguintes aspectos:
 • 01 (um) fator do desgaste da monarquia imperial de Nicolau II;
• 02 (duas) transformações introduzidas na Rússia sob a liderança de Lenin que justifiquem a idéia de “mudança de rumo” daquele país. (mínimo de 6 linhas e máximo de 8 linhas)
O principal motivo da revolta, desta vez, é a catastrófica entrada da Rússia em mais um conflito, que só traria dor e sofrimento para seu povo: a Primeira Guerra Mundial. O czar Nicolau II acreditava que a guerra faria despertar na população um fervoroso sentimento nacionalista, unindo-a em torno do czarismo e da defesa da pátria. Essa avaliação era integralmente endossada pelos principais generais do Exército imperial, que apostavam em uma campanha militar curta e vitoriosa. Como de costume, o monarca e seus aliados estavam redondamente enganados.
Em 1915, com a Primeira Guerra apenas na sua fase inicial, o número de soldados russos mortos no front já beirava os 2 milhões. A maioria dos combatentes não passava de meros camponeses uniformizados, sem qualquer treinamento militar, que deixaram de produzir alimentos para empunhar baionetas e disparar canhões. “Começaram a faltar gêneros essenciais e a indústria, concentrada em atender às necessidades do Exército, não produzia bens de consumo corrente”,
A Revolução Russa: 1917-1921. Esse cenário era mais que propício para uma escalada inflacionária sem precedentes. Os salários dos trabalhadores, é óbvio, não acompanhavam a elevação dos preços. E o fantasma da fome voltava a assombrar diariamente as populações urbanas.
Dois anos mais tarde, em 1917, o Império Russo apresentava o quadro mais sombrio e desanimador entre todas as potências engajadas na guerra. “Entre mortos, desaparecidos, feridos e prisioneiros, já haviam caído cerca de 5,5 milhões de soldados”.


A 15 de novembro, o soviete ou Conselho dos Comissários do Povo estabeleceu o direito de autodeterminação dos povos da Rússia. Os bancos foram nacionalizados e o controle da produção entregue aos trabalhadores. A Assembléia Constituinte foi dissolvida pelo novo overno por representar a fase da revolução, já que fora convocada pelo governo Provisório. Em seu lugar foi reunido o III Congresso de Sovietes de toda a Rússia. O Congresso aprovou a Declaração dos Direitos do Povos Trabalhador e Explorado como introdução à Constituição, pela qual era criada a República Federativa Socialista da Rússia(RSFSR)
2)A ONU (Organização das Nações Unidas) foi criada em 1945 pela Conferência da São Francisco, com o objetivo de assegurar a paz mundial e promover a cooperação entre os países. A organização é formada por vários órgãos e por uma série de agências especializadas, dos quais participam quase todos os países do planeta. Por exemplo: Unesco (Educação, Ciência e Cultura), FAO (Agricultura e Alimentação), OMS (Organização Mundial da Saúde), além de programas e organizações (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD); Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef. Apesar disso, desde sua criação, não se pôde impedir que ocorressem, no mundo, centenas de conflitos que levaram à morte milhões de pessoas”.
(LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lázaro e MENDONÇA, Cláudio. Território e Sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo,Saraiva, 2006. p. 81 e 82).

Com base em seus conhecimentos sobre o assunto abordado e considerando as informações apresentadas, redija um parágrafo bem estruturado explicando por que a estrutura da ONU é tão questionada no mundo atual e quais os obstáculos à reforma do CS (Conselho de Segurança).
As críticas a esse órgão da ONU começa pelo fato de seus cinco membros permanentes serem todos potências nucleares. Existem alegações de que eles tenham formado uma espécie de “união nuclear”, com interesses estratégicos. Desde então, qualquer ato de decisão contra ou a favor de países ricos ou pobres em recursos é motivo para se evidenciar tal fato. Um exemplo notável foi ampla proteção dada aos kuwaitianos em 1991, estes ricos em petróleo, e a precária proteção dada aos ruandeses, pobres de recursos, em 1994.
Outros críticos argumentam que é necessário que haja um aumento no número de membros permanentes do Conselho, para que se incluam potências não-nucleares, visando a maior democratização da Organização, pois poder-se eleger tais potências de forma temporária não é suficiente.
3) Observe a charge abaixo que ilustra um fato histórico geográfico importante.




Discorra sobre as principais características da Guerra Fria utilizando os conhecimentos dos seminários apresentados em sala de História e Geografia sobre o conflitos no mundo bipolar.
Por esses aspectos em comum, Estados Unidos e URSS passaram a ser considerados superpotências mundiais. Entretanto, havia um grande diferencial entre essas duas nações – o sistema político: Estados Unidos (capitalista) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (socialista). Cada um exercendo sua influência na geopolítica global.
Os cartazes mostram o mesmo fato visto por dois ângulos diferente. Um a visão do capitão América derrotando Adolf Hitler representando a visão do mundo capitalismo.
Outro cartaz é Hitler sendo derrotado por Stalin dando resposta URSS.
4)De que forma a Guerra Fria influenciou na política brasileira?
Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil integrou o bloco capitalista, no entanto, a partir de 1961 o presidente João Goulart (Jango) desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria. Jango fortaleceu os movimentos sindicais, estudantis, camponeses e populares. Além desses fatos, o então presidente promoveu uma aproximação política entre o Brasil e a União Soviética, o que desencadeou atritos com as lideranças políticas, econômicas e militares do Brasil.

Em fevereiro de 1964, Jango anunciou as reformas de base, que consistia num conjunto de reformas sociais que incluía a reforma agrária. Sua política preocupou bastante a classe burguesa do Brasil e os investidores estadunidenses, esse clima era propício para um golpe de estado. Em 31 de março de 1964, o presidente foi deposto por um golpe militar que teve apoio decisivo da elite conservadora brasileira e da Agência de Inteligência dos Estados Unidos (CIA).

Instalou-se no Brasil uma ditadura militar que governou o país por duas décadas (1964 – 1985), esse período se caracterizou pela censura à imprensa, movimentos culturais e sociais, a repressão aos opositores do regime militar, institucionalização da tortura, entre outros fatores.
5)Uma tendência marcante no mundo contemporâneo é a formação de organismos regionais, como o Mercosul e a União Europeia. Considerando esse fato, responda às questões:
a) A primeira “onda” de integração regional iniciou-se após a Segunda Guerra Mundial e perdurou até cerca de 1970. Considerando esse período, aponte pelo menos duas organizações que surgiram na América Latina, e comente os resultados dessa integração no subcontinente.
ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas)
Em 2004, os líderes de Cuba e Venezuela apresentaram a proposta da Alba, bloco que tem a pretensão de integrar a região do Caribe e o restante da América Latina a partir de propostas de incentivo à solidariedade mútua, projetos sociais e econômicos. Efetivamente, o bloco tem realizado intercâmbio de médicos cubanos para a Venezuela em troca de petróleo e acordos comerciais nos setores de energia e mineração dominados por Venezuela, Bolívia e Equador. São membros: Antígua e Barbuda, Bolívia, Cuba, Dominica, Equador, Nicarágua, São Vicente e Granadinas e Venezuela. Honduras retirou-se em 2010 alegando um suposto tratamento desrespeitoso em relação ao país, o que diz respeito à reação contrária dos principais membros do grupo ao golpe militar que destituiu o presidente Manuel Zelaya no ano de 2009.
ALCA (Área de Livre Comércio das Américas)
Iniciativa dos Estados Unidos, propõe a formação de uma área de livre comércio em todo o continente americano, com exceção a Cuba. O acordo deveria ter entrado em vigor no ano de 2005, mas após os atentados de 11 de setembro de 2001 ocorreu uma mudança de foco da política externa dos Estados Unidos adotada pelo então presidente George W. Bush, que priorizou a ofensiva contra os países que representassem ameaça à segurança do país. As negociações relacionadas à Alca acabaram relegadas a segundo plano, ao mesmo tempo em que diversos países latino-americanos tiveram transformações políticas consideráveis, com a ascensão de governos de orientação esquerdista, principalmente na América do Sul, que se posicionaram contrários à concretização do bloco.
Um dos maiores questionamentos com relação à Alca corresponde a sua estruturação, que nitidamente privilegia o domínio econômico dos Estados Unidos em detrimento da produção industrial e agrícola dos outros países da região, que não estariam preparados para uma abertura rápida e profunda de suas economias. Outro ponto discutível é a manutenção dos subsídios oferecidos a determinados setores da economia norte-americana, o que tornaria o bloco descomprometido com o desenvolvimento da região.
Logo em seu primeiro mandato, o presidente estadunidense Barack Obama apresentou em seu plano de metas para a América Latina a retomada das negociações da Alca, mas a política externa dos Estados Unidos esteve nos últimos anos mais concentrada em questões como Oriente Médio (Irã, Síria, Afeganistão) e China, enquanto no plano interno a Crise Econômica Mundial e a recuperação da economia do país ainda denotam maior preocupação do que as relações com a América Latina. O segundo mandato de Obama pode apresentar novidades quanto a acordos bilaterais com os países da América Latina em temas como combate ao narcotráfico e migrações.
MERCOSUL (Mercado Comum do Sul)
O bloco foi criado em 1991 após a assinatura do Tratado de Assunção por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, os chamados membros plenos ou efetivos. Em 2012, a Venezuela assumiu uma posição como membro efetivo após a suspensão temporária do Paraguai, cujo Congresso se colocava contrário ao ingresso da Venezuela em razão de divergências ideológicas com o presidente venezuelano Hugo Chávez. Após o processo de impeachment que depôs o presidente paraguaio Fernando Lugo, os governos de Brasil, Argentina e Uruguai puniram o Paraguai, o que abriu a lacuna necessária para a entrada da Venezuela no bloco.
Os países plenos ou efetivos têm direito de voto em decisões que direcionam o bloco. Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador são membros associados, apenas participando das trocas comerciais.
Entre os objetivos gerais do bloco estão a criação de uma área de livre comércio e de uma união aduaneira. Entre tantas ambições, o Mercosul também busca a uniformização das taxas de juros, criação de uma moeda única e estabelecimento de livre circulação de pessoas. Atualmente, a formação de uma União Aduaneira está avançada em determinados segmentos. Uma União Aduaneira é quando, além do livre comércio, ocorre o estabelecimento de tarifas iguais entre os países-membros com relação aos produtos comercializados com países que não pertencem ao bloco.
Vários enfrentamentos têm comprometido o MERCOSUL, como a instabilidade política e econômica da maioria dos países-membros. Além disso, as divergências com relação ao direcionamento do bloco e os acordos bilaterais ferem as premissas da organização, que teoricamente prioriza a integração econômica da região e não apenas o favorecimento dos setores econômicos mais fortes dos países envolvidos. Tal fato tem se tornado muito comum devido ao lobby exercido por empresários, grandes agricultores e até mesmo políticos. Essa pressão acaba induzindo os governos a protegerem determinados setores, minando as tentativas de incentivo à competitividade a partir da entrada de produtos estrangeiros.
b) Recentemente, a idéia de “regionalismo aberto” tem sido utilizada para promover a convergência dos diversos acordos regionais existentes, visando também à adesão de novos países ao processo de integração. Neste contexto, quais seriam os principais objetivos almejados pela integração regional?

Os blocos geoeconômicos são instituições supranacionais, ou seja, que estão acima do domínio de uma nação, formados pelo agrupamento de mais de dois países que possuem como objetivo principal a organização de acordos comercias, implementando uma redução gradual das tarifas alfandegárias a fim de potencializar o fluxo de mercadorias entre os países-membros e estimular a concorrência em determinados setores de suas economias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO, MASSAS E MAQUINAS / MÁQUINA HUMANO

Lista de exercícios para oficina Juventude e Ação/ Inspetor

Questões de Clima para JoanesMazza#