Questões da Oficina Sociedade Alternativa e Olímpia.

1.      Cite as transformações ocorridas no leste Europeu.
Ao final da Segunda Guerra Mundial, os países do Leste Europeu que faziam fronteira com a URSS viveram um rápido processo de transformação econômica e política e passaram à esfera de influência soviética. Três países bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia, foram anexados e tornaram-se repúblicas soviéticas em 1940.
  Em 1955, os países da Cortina de Ferro assinaram o Pacto de Varsóvia, aliança militar cujo principal objetivo era o auxílio mútuo em caso de agressão armada de outros países (leia-se "países ocidentais aliados dos Estados Unidos"). Em plena Guerra Fria, a manutenção de países satelitizados na Europa representava um importante trunfo geopolítico tanto para a União Soviética quanto para os Estados Unidos.
2.      Conhecidas como as três nações bálticas, __ESTÔNIA________________ , _____LETÔNIA_________________ e __LITUÂNIA_____________________ , foram as primeiras repúblicas a lutar por independência contra a União Soviética. Localizam-se na península __BÁLTICA____________________ e são banhados pelo mar __BÁLTICO____________________.
3.       Escreva um parágrafo que explique o que foi a Primavera de Praga na Tchecoslováquia, mostrando como se deu a separação do país e suas consequências.
 A Primavera de Praga iniciou uma serie de reformas promovidas por  Dubček,que aliado a intelectuais tchecoslovacos,  concedeu direitos adicionais aos cidadãos num ato de descentralização parcial da economia e de democratização. As reformas concediam também um relaxamento das restrições às liberdades de imprensa, de expressão e de movimento e ficou conhecida como a tentativa de se criar uma “social-democracia (ou, segundo outros, “um socialismo de rosto humano”.).
Dubček também dividiu o país em duas repúblicas separadas; essa foi à única reforma que sobreviveu ao fim da Primavera de Praga.
As reformas não foram bem recebidas pelos soviéticos que, após as falhas nas negociações, enviaram milhares de tropas e tanques do Pacto de Varsóvia para ocupar o país. Uma grande onda de emigração varreu o país. Apesar de ter havido inúmeros protestos pacíficos no país, inclusive o suicídio de um estudante, não houve resistência militar. A Tchecoslováquia continuou ocupada até 1990.

4.      Explique o conflito ocorrido na Bósnia-Herzegovina dividindo seu relato em cinco partes:
a)      Descreva as etnias presentes nesse território;
 Os grupos majoritários eram sérvios, croatas, macedônios, eslovenos e montenegrinos.
b)      As causas da guerra;
 Após a morte do marechal Tito, que governou o país desde 1945, o sistema político comunista entrou em crise e a federação iugoslava se desagregou. O país ficou limitado à Sérvia e Montenegro. No final da década de 80, a tentativa dos sérvios de impor sua hegemonia ao país deflagrou o rompimento. A Macedônia, a Eslovênia e a Croácia proclamaram a independência. Em 1991, o conflito estourou com enorme violência e crueldade na Bósnia-Herzegovina. Proclamou-se um modelo de convivência multirracial, frente ao critério de 'limpeza étnica' dos sérvios e aceitaram-se as condições da ONU para o fim do conflito armado. Em novembro de 1995, foi assinado em Dayton (Estados Unidos) um acordo de paz que manteria a Bósnia como um único Estado, formado por duas entidades: uma sérvia e outra croato-muçulmana.
c)    O tempo de duração do conflito;
5)
 

Analise charge apresentada acima e escreva um pequeno texto utilizando os conhecimento de Geografia.
I. caracteriza os problemas de ordem étnico-territorial na Europa dos Bálcãs, que refletem as seculares disputas numa região dominada pelos sérvios no último século.
II. representa o conflito entre as identidades nacionais na Europa, reforçado pelo desmonte dos Estados socialistas no Leste Europeu na última década do século XX.
III. exemplifica a causa típica dos conflitos que assolaram os Bálcãs, principalmente após a Guerra Fria, quando os sérvios espalhados por outros territórios da antiga Iugoslávia lutavam pela manutenção da sua hegemonia na região.

6)  Leia atentamente o texto a seguir.

Antes da desintegração da União Soviética, havia uma república autônoma, a da Chechênia-Ingústia, que reunia dois povos que lhe davam nome. Quando a União Soviética não mais existia, a Chechênia se recusou a assinar o Tratado de adesão à Federação Russa e proclamou a independência, o que não foi reconhecido pelo governo de Moscou. Em dezembro de 1994, iniciou-se a intervenção militar russa na Chechênia.

OLIC, Nelson Bacic. Conflitos no Mundo: questões e visões geopolíticas. São Paulo, Moderna, 2000. (Adaptação).

Explique o interesse russo pela região da Chechênia.
Áreas de produção e transporte de petróleo e gás das importantes jazidas da região; posição geográfica estratégica entre o “mundo russo” e o Oriente Médio; implicações geopolíticas da religião islâmica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO, MASSAS E MAQUINAS / MÁQUINA HUMANO

Lista de exercícios para oficina Juventude e Ação/ Inspetor

Questões de Clima para JoanesMazza#