Pão pra que te quero? #(SESI)





Atenção o link para o texto a ser trabalhado está abaixo.

Ler da pagina 26 até a pagina 27 da Revista Retrato do Brasil  e responder as seguintes questões.

Questões
1)Na história sempre tivemos espaços destinados a produção de alimentos como é o exemplo do norte da África que foi  o celeiro de Roma. Na atualidade o Brasil vêm sendo denominado como o celeiro do mundo, pois ocupa a posição de um importante produtor de alimento. No entanto apesar de ser um importante produtor de alimento e produzir em excesso ao ponto de exportar para os grandes centros econômicos o Brasil ainda convive com a Fome. Embasado(a) no texto comente esta situação vivenciada pelo Brasil.

2)O que mudou com quando o alimento passou a ser uma mercadoria?

3)No texto temos um trecho que expõe a migração do campo para a cidade, esse movimento vêm se tornando intenso com o capitalismo industrial ao ponto que em  23 de maio de 2007 a população urbana se tornou maior do que a rural.
 "A fase industrial do capitalismo diminuiu a população rural na Europa, na América do Norte e no Japão. Pessoas foram forçadas a abandonar a terra e procurar trabalho nas cidades, mudando se para os centros industriais em expansão – muitos também migraram da Europa para América do Norte, Austrália, Nova  Zelândia, África do Sul e outros lugares".

                                        
Sabedores dessa informação compare a situação dos migrantes do interior do Estado do Paraná para a  cidade de Curitiba e responda por que essas pessoas vieram para Curitiba?

http://www.4shared.com/office/16TEReK4/RB55_total.html



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO, MASSAS E MAQUINAS / MÁQUINA HUMANO

Lista de exercícios para oficina Juventude e Ação/ Inspetor

Apocalipse Motorizado - Atividade do Segmento 2