Final de Fina Estampa


 


Acaba mais uma nova da Rede Globo, novela essa que mais uma vez cria esteriótipos da sociedade onde seus personagens vivenciam em torno da riqueza, requinte e glamour.
A novela desta temporada não teve em sua historia um sentido, a personagem principal denominada de “Pereirão”passou ao público a mensagem de que não importa o trabalho realizado, o que importa é realizar os seu trabalho com honradez. A ideia de que o trabalho dignifica o homem é antiga e está presente em nossa sociedade e na concepção dos mais pobres que muitas vezes acreditam muito mais no trabalho do que nos estudos e acabam tirando seus filhos da escola para em buscar um emprego. Seguindo a ideia que no trabalho os seus filhos irão aprender muito mais do que nas instituições ligadas a educação(Aqui cabe uma contradição o filho mais novo de “Pereirão” continuo os estudos e consegui se formar na Universidade no curso de medicina).
“O trabalho dignifica o homem”
Como se isso não fosse um problema, envidenciando em uma lição negativa  para a sociedade ao qual o trabalho dignifica o homem, ocultando a ideia de que alguns trabalhos são mais dignos e remuneram melhor do que os demais. A novela chega ao final e deixa  muitos exemplos negativos como o principal o “Crô”. “Crô” veio a ser um figura de um homossexual estereotipado encenado por Marcelo Serrado. Atuação excelente de Marcelo Serrado atraiu a simpatia da sociedade e auxiliou na quebra de tabus e preconceitos a medida que suas trapalhadas eram desenvolvidas pela novela. No entanto algumas questões precisam ser refletidas sendo uma delas o fato de que o “Crô descobriu crimes cometidos por sua chefe a socialite Tereza Cristina e não denunciou a policia. Não só não denunciou como ajudou Tereza Cristina a escapar da prisão retirando cartazes que identificavam a assassina de Marcela, “Crô” acaba a novela sem receber punição e ainda recebe um bela gratificação pela morte de sua ex-chefe.
Tereza Cristina por sua vez reforça a ideia de impunidade que rodeia o nosso país, principalmente quando se trata de crimes cometidos pelos mais ricos. Tereza Cristina cometeu desde de assassinato a ocultação de cadáver , sequestro, intimidação de testemunha além de injuria. A lista é enorme fora a maneira como tratava os mais humildes e seu empregados. Depois desta lista enorme de crimes estávamos louco para saber o final traçado para Tereza Cristina, decepção Tereza Cristina segue a linha dos poderosos brasileiros que conseguem sair impunes dos crimes cometidos por ter acesso a bons advogados e ainda são endeusados pelos vivos como no caso de  “Crô” que ao final da novela mostra saudades da “Filha de Osíris”.
O final de Fina Estampa foi decepcionante e uma lição negativa para a sociedade onde a ideia de impunidade  se reforça e onde poderoso sempre contará com a ineficácia da policia perante a Madames e Milionários que  se configuram como inatingíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO, MASSAS E MAQUINAS / MÁQUINA HUMANO

Lista de exercícios para oficina Juventude e Ação/ Inspetor

Apocalipse Motorizado - Atividade do Segmento 2