Pesquisa do IBGE revela a origem de 399 nomes de municípios do PR


Estudo faz parte do projeto Nomes Geográficos do Brasil, criado em 2005.
Pesquisa mostra origem de nomes de cidades do Paraná e do Rio de Janeiro.

Do G1 PR, com informações da RPC TV
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE) divulgou uma pesquisa com o significado de mais de 50 mil nomes geográficos dos estados do Rio de Janeiro e do Paraná. O estudo mostra a grafia padronizada, limites territoriais, coordenadas, e aspectos históricos, geográficos e cartográficos de cada município.
O objetivo é ampliar o conhecimento sobre os nomes geográficos e padronizar as grafias para que, no futuro, estas se tornem oficiais. O projeto foi batizado de Nomes Geográficos do Brasil, implantado pela Coordenação de Cartografia (CCAR) da Diretoria de Geociências (DGC) do IBGE em fevereiro de 2005.
Até o início de 2012, o banco receberá a carga dos nomes geográficos do mapeamento de parte dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. 
No Paraná são 399 municípios, cada um com um significado especial. Londrina, por exemplo, deriva de Londres, cidade sede da empresa que colonizou as terras da região. As cidades de Diamante do Norte e do Sul foram batizadas assim por causa da pedra preciosa, que foi encontrada no fundo de um rio. Já a cidade de Diamante do Oeste, foi em homenagem as águas cristalinas da cidade.
Para saber mais sobre as outras cidades do Paraná e do Rio de Janeiro, acesse este site.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO, MASSAS E MAQUINAS / MÁQUINA HUMANO

Lista de exercícios para oficina Juventude e Ação/ Inspetor

Apocalipse Motorizado - Atividade do Segmento 2