A Batalha pelo ouro negro na África negra.
                Todos sabem dos prejuízos causados ao meio ambiente pelo amplo uso de petróleo. Todos sabem também que esse é um recurso não renovável e que vai se esgotar mais cedo ou mais tarde. Apesar disso, estamos longe de chegar a acordos firmes para reduzir o consumo de petróleo ou de adotar uma fonte energética que realmente o substitua.
                Em 2008, a capacidade de produção de petróleo era apenas 3.1% superior à demanda, o que pareceu por um freio ao crescimento do uso desse recurso. Mas já em 2010 o consumo tornou a subir. Em boa parte, esse aumento deve-se ao fortíssimo crescimento econômico chinês.
                Para manter o a taxa de crescimento em 9% ao ano, a China precisa de cada vez mais petróleo. Hoje, a China é uma grande investidora na África e, em particular nos estados muçulmanos da região, como o Sudão. Em troca, o Sudão envia 60% de seu petróleo para a potência asiática.
                Apesar da África não ser tão rica em hidrocarbonetos (tanto gás como petróleo) como os países do Oriente Médio, a produção e as reservas do continente são significativas. Por isso, a África é objeto de Grande competição por parte das companhias de petróleo e gás.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de exercícios para oficina Juventude e Ação/ Inspetor

TRABALHO, MASSAS E MAQUINAS / MÁQUINA HUMANO

Apocalipse Motorizado - Atividade do Segmento 2