Questões sobre a Africa



1) (Cesgranrio) "Morre um homem por minuto em Ruanda. Um homem morre por minuto numa nação do continente onde o Homo Sapiens surgiu há um milhão de anos... Para o ano 2000 só faltam seis, mas a Humanidade não ingressará no terceiro milênio, enquanto a África for o túmulo da paz."


                               (Augusto Nunes, in: jornal O GLOBO, 6.8.94)


A situação de instabilidade no continente africano é o resultado de diversos fatores históricos, dentre os quais destacamos o(a):

2)Assolado pela miséria, superpopulação e pelos flagelos mortíferos da fome e das guerras civis, a situação de praticamente todo o continente africano é, neste momento de sua história, catastrófica. Este quadro trágico decorre:


3)
"O continente condenado"

"África em chamas"


As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico quadro sócio-econômico desse continente. Assinale a opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro.
(A) A baixa expectativa de vida de grande parte da população.
(B) O número significativo de africanos contaminados com a Aids.
(C) Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações africanas.
(D) As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas européias.
(E) O contingente de africanos fora de seus países de origem, em busca de trabalho.
Resposta
(D) As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas européias.
      A África, até aqui, não participa do processo de globalização, pagando um pesado tributo pela exclusão a que está sendo submetida. Seus indicadores de desenvolvimento humano estão entre os mais baixos no ranking mundial, os conflitos e guerras tribais ressurgem com grande violência , os movimentos migratórios, na expectativa de melhores condições de vida , envolvem milhares de africanos. Assim, a única alternativa errada é a que afirma que as guerras civis entre grupos étnicos rivais sejam estimulados pelas potências européias, como aconteceu na fase da conquista imperialista, no século XIX.


4)(UNIFICADAS) A opinião pública internacional, constantemente, se vê abalada pelas notícias sobre o fantasma da fome que ameaça a milhões de africanos. A interrupção daprodução por guerras civis e golpes de estado é uma das causas. Mas, também, há o risco de que a fome se alastre, em virtude do avanço de processos de desertificação, o que se verifica, já em estado avançado, na área imediatamente ao sul do Saara, conhecida como:
                              
a) Sahel.
b) Magreb.
c) Atlas.
d) Benguela.
e) Kalahari.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO, MASSAS E MAQUINAS / MÁQUINA HUMANO

Lista de exercícios para oficina Juventude e Ação/ Inspetor

Questões de Clima para JoanesMazza#