Desemprego leva americanos a morarem em acampamentos


O desemprego nos Estados Unidos está em 9,1%. Em algumas regiões, como Nova Jersey, na costa leste, chega a quase 10%.

O desemprego nos Estados Unidos está em 9,1%. Em algumas regiões, como Nova Jersey, na costa leste, chega a quase 10%. A correspondente Giuliana Morrone mostra um efeito visível e dramático dessa situação.
O atalho na beira de uma estrada do estado de Nova Jersey leva a uma clareira com barracas de lona e roupas estendidas em varais improvisados. Os primeiros chegaram há cinco anos. Eram moradores de rua que não conseguiram ficar em alojamentos para desabrigados. Mas, nos últimos tempos, chegaram novas pessoas e a história delas tem tudo a ver com a crise econômica nos Estados Unidos.
Em uma delas mora Marylin. Ela é designer de tecidos para sofás. A fábrica onde trabalhava, em Nova York, fechou há dois anos, porque não conseguiu competir com os produtos vindos da China. “Não faz muito tempo eu supervisionava uma equipe de 25 pessoas”, diz.
Depois de ter sido demitida, Marylin não conseguiu achar outro emprego. Ela se queixa que a idade, 60 anos, torna tudo mais difícil: “Pagar o aluguel ficou insustentável”, conta.
Mark se mudou. Ele é operário da construção civil, mas, há três anos, não consegue um emprego fixo: “Está tudo parado. Sem trabalho, nem dinheiro, eu fiquei sem ter onde morar. Simples assim”, afirma.
Ao todo, 70 pessoas moram no acampamento que fica a 100 quilômetros da cidade de Nova York. O pastor de uma igreja ajuda a organizar a vida no local. Instalou até um chuveiro a gás. “As pessoas simplesmente não conseguem pagar pela moradia”, diz o pastor Birgham.
A situação econômica de Nova Jersey é uma das piores dos Estados Unidos. Uma agência de risco rebaixou os títulos do estado, tornando mais difícil para o governo local conseguir empréstimos.
Outros acampamentos estão surgindo em vários estados. No de Nova Jersey, a prefeitura da cidade mais próxima mandou derrubar os barracos para que a invasão se pareça mais com um acampamento do que com uma favela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRABALHO, MASSAS E MAQUINAS / MÁQUINA HUMANO

Lista de exercícios para oficina Juventude e Ação/ Inspetor

Questões de Clima para JoanesMazza#