"Irene" pode se transformar em furacão de categoria 4



 Joe Raedle/Getty Images/AFP / Especialistas analisam furacão Irene no Centro Nacional  de Furacões em Miami, nos EUAEspecialistas analisam furacão Irene no Centro Nacional de Furacões em Miami, nos EUA
CLIMA

"Irene" pode se transformar em furacão de categoria 4

Um furacão é elevado para a categoria 4 quando seus ventos máximos sustentados alcançam 210 km/h
24/08/2011 | 14:46 | EFE
"Irene" pode se transformar em um perigoso furacão de categoria 4 ao ganhar força nas águas do mar Caribe, informou nesta quarta-feira o Centro Nacional de Furacões (NHC, por sua sigla em inglês) dos Estados Unidos.
"Irene" se transformou nesta quarta-feira em um furacão de categoria 3 na escala de intensidadeSaffir-Simpson de um máximo de 5 com ventos máximos sustentados de 185 km/h.
EFE/Orlando Barría
EFE/Orlando Barría / San Cristóbal, foi uma das cidades afetadas na República DominicanaAmpliar imagem
San Cristóbal, foi uma das cidades afetadas na República Dominicana
"Prevemos que ganhe mais força e 'Irene' poderia se transformar em um ciclone de categoria 4 na quinta-feira", advertiu o NHC, com sede em Miami, em seu boletim das 12h (horário de Brasília).
Um furacão é elevado para a categoria 4 quando seus ventos máximos sustentados alcançam 210 km/h.
O vértice de "Irene" estava localizado a essa hora a 160 quilômetros do sudeste de Long Island e a 460 quilômetros ao sudeste deNassau, nas ilhas Bahamas, rumo à costa leste dos Estados Unidos.
O furacão seria o primeiro que atingiria o território americano desde 2008, quando "Ike" tocou terra no Texas.
O NHC informou que "Irene" aumentou sua velocidade de translação para 19 km/h rumo ao noroeste e que se espera uma mudança de direção rumo ao norte-noroeste. Além disso, está previsto que se desloque para o norte na quinta-feira.
Nesta trajetória, o olho do furacão cruzará na noite desta quarta-feira o sudeste e o centro das Bahamas para prosseguir rumo ao noroeste do país na quinta-feira.
É mantido um aviso de furacão (passagem do sistema em 36 horas) para Bahamas e uma vigilância de tempestade tropical (passagem em 48 horas) para as ilhas Turks e Caicos.
Os moradores do leste da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e dos estados da costa leste do país devem vigiar o avanço de "Irene", recomendou o NHC.
Depois de o furacão deixar Bahamas avançará em direção aos EUA para dirigir-se rumo ao nordeste, provavelmente tocando terra no estado do Maine na próxima segunda-feira.
Os meteorologistas advertiram aos moradores da Flórida que os ventos poderão provocar ondas enormes.
A Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, por sua sigla em inglês) dos EUA advertiu na terça-feira que toda a costa leste do país deve ficar em alerta.
As autoridades da ilha de Ocracoke, na Carolina do Norte, começaram nesta quarta-feira a retirar milhares de pessoas da região.
"Irene", o primeiro furacão da temporada de ciclones do Atlântico, atingiu Porto Rico, República Dominicana, Haiti e as ilhas Turks e Caicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista de exercícios para oficina Juventude e Ação/ Inspetor

TRABALHO, MASSAS E MAQUINAS / MÁQUINA HUMANO