Africa
A palavra África deriva de AVRINGA ou AFRI, nome da tribo Berbere que naantiguidade habitava o Norte do continente.Os berberes são descendentes dos antigos Númidas que habitavam a regiãochamada Numídia, entre o país de Cartago e actual Mauritânia, conquistadapelos romanos ao rei Jugurta, cuja capital era a cidade de Cirta, hojeConstantina, na Argélia.
O nome África começou a ser usado pelos romanos a partir da conquista dacidade de Cartago para designar províncias a Noroeste do Mar Mediterrâneoafricano, onde hoje situam-se a Tunísia e a Argélia. Recorda-se que Cartagofoi uma das famosas cidades de antiguidade da África. Foi fundada no séc.VII a. C. pelos Fenícios, sob a direcção da Princesa Tiriana Dido ou Elisa,filha de Muto, rei de Tiro, (actual cidade de Sur no Líbano) que após amorte do seu marido Siqueu, fugiu para a África e fundou a cidade de Cartagonuma península, perto da qual se encontra hoje a cidade de Túnis, capital daTunísia. Em pouco tempo, Cartago tornou-se capital de uma poderosa repúblicamarítima, substituindo-se a cidade de Tiro no Ocidente. Criou colônias naSicília e na actual Espanha. Enviou navegadores ao Atlântico Norte.Entretanto, as colônias cartagineses na Sicília suscitaram vistas ambiciosasdos romanos que cultivaram uma ferrenha rivalidade que culminou com as 3guerras chamadas Púnicas.
No final da 2ª guerra púnica, os romanos conseguiram apoderar-se da bela esumptuosa cidade de Cartago, sob o comando de Cipião - o Africano, apesardos esforços empreendidos por Aníbal para impedir que os romanos apoderassemdela. Cartago restabeleceu-se dessa derrota, mas foi definitivamentedestruída na 3ª guerra púnica, por Cipião Emiliano. Reconstruída poucodepois, floresceu novamente do séc. I a VI da nossa era e foi uma verdadeiracapital da África romana. Mas, no ano 698 caiu nas mãos dos árabes e começoua decadência.
Portanto, no século XVI, com a necessidade dos Europeus de avançarem para ointerior e para o sul do continente negro, o nome África generalizou-se paratodo o continente que passou a chamar-se de "África".
A palavra África significa também: façanha, proeza, valentia, algo difícilde se realizar. Este segundo e pseudo significado, embora recheado de umcerto preconceito de um lado, de outro dignifica-nos como africanos, poismostra a nítida resistência à penetração estrangeira no interior do nossocontinente e traduz a realidade verdadeira da época. Foi dado pelosEuropeus expedicionários, principalmente os portugueses, como consequênciadas enormes dificuldades que tiveram em penetrar no interior do continente.
A resistência dos nativos causava aos estranhos e indesejáveis visitantes,baixas humanas e muitas vezes retrocediam à face das dificuldades e perigode serem dizimados pelo inimigo que eles mal conheciam e o pior de tudo,conheciam mal o seu terreno.Por isso, todos aqueles que se dispusessem a fazer parte das chamadasexpedições em África eram considerados destemidos e valorosos militares,dispostos "a fazer uma África" isto é, a mostrar sua coragem, a guerrearem, enfrentando o incerto ou inimigo desconhecido. Portanto, estavamdispostos a "meter uma lança em África", que significa dizer, levar a cabouma empresa difícil.
Comentários
Postar um comentário